terça-feira, 28 de agosto de 2007

Eucaristia e Missão ( 1ª parte)

mensagem do papa João Paulo II

“O compromisso missionário da Igreja constitui, também neste início do terceiro milênio, uma urgência que já quis recordar em outras ocasiões. A missão, como fiz observar na Encíclica Redemptoris Missio, ainda está muito longe da sua realização e, por isso mesmo, devemos empenhar-nos com todas as forças no seu serviço (cf. n. 1). Todo o povo de Deus, em cada momento da sua peregrinação na história, é chamado a partilhar a “sede” do Redentor (cf. Jo 19,28).

Os Santos sempre advertiram fortemente sobre esta sede de almas para salvar. Os desafios sociais e religiosos que a humanidade enfrenta em nossos tempos estimulam os fiéis a renovarem-se no fervor missionário. Sim! É necessário relançar com coragem a missão além fronteira, partindo do anúncio de Cristo, Redentor de toda criatura humana [...] Retornando idealmente ao Cenáculo, ano passado, exatamente na Quinta-Feira Santa, firmei a Encíclica Ecclesia de Eucharistia.

Dela, eu gostaria de retomar algumas passagens que possam ajudar-nos, caríssimos Irmãos e Irmãs, a viver a próxima Jornada Missionária Mundial com espírito eucarístico. “A Eucaristia edifica a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia” (n. 26), assim escrevo, observando como a missão da Igreja se coloca em continuidade com a de Cristo (cf. Jo 20,21), e como, da comunhão com o seu Corpo e com o seu Sangue, extrai vigor espiritual. A finalidade da Eucaristia é exatamente “a comunhão dos homens com Cristo e, Nele, com o Pai e com o Espírito Santo” (Ecclesia de Eucharistia, 22).
Quando se participa do Sacrifício eucarístico, percebe-se com mais profundidade a universalidade da redenção e, conseqüentemente, a urgência da missão da Igreja, cujo programa “centraliza-se, em última análise, no próprio Cristo, que deve ser conhecido, amado, imitado, para se viver Nele a vida trinitária, e transformar, com Ele, a história até a sua realização na Jerusalém celeste” (60). Ao redor de Cristo eucarístico, a Igreja cresce como povo, templo e família de Deus: una, santa, católica e apostólica. Ao mesmo tempo, compreende melhor o seu caráter de sacramento universal de salvação e de realidade visível, hierarquicamente estruturada."

Nenhum comentário: